terça-feira, 15 de junho de 2010

Respeite o Idoso: Você é a continuação desta história

O Idoso tem direito a convivência familiar e comunitária

A Campanha Nacional de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa foi lançada hoje, segunda-feira (15-06), pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR) e pelo Conselho Nacional dos Direitos do Idoso (CNDI), com o slogan “As pessoas idosas têm o direito de ir e vir com segurança e tranquilidade. Respeitar esse direito é um ato de cidadania”. A data tem o objetivo de criar uma consciência mundial, social e política da existência da violência contra a pessoa idosa, além de combater a ideia de que isso é normal.

Em Ariquemes a negligência é o fator que elevam o número de casos de violência contra a terceira idade, registrados pelo CREAS – Centro de Referencia Especializado da Assistência Social. Entre agosto e dezembro de 2009, o órgão, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social, registrou 15 denúncias, com predominância desse tipo de conflito.

Cássia Bardi, coordenadora do CREAS, lembra que entre os casos constatados no ano passado, em especial, um chamou a atenção da equipe, pelo desprezo com que o idoso era assistido pela família. Ele ficava em um cômodo sem porta, sem saída para rua, na alameda do terreno da casa do filho. Um local sujo, quente com uma geladeira vazia. O senhor visivelmente abatido, em pele e osso, sem conseguir se movimentar, por ter seqüelas de um derrame, vários dias sem tomar banho e reclamando que não comia e nem bebia água há três dias. Um detalhe deste caso, é que o filho era de classe media alta.

A Equipe do Creas conseguiu uma liminar do MP, que através de uma diligencia recolheu a vitima e encaminhou para o Hospital Regional, ficando internado por 10 dias, onde foi diagnosticado, estado caquético - desnutrição e desidratação total, não resistindo, o idoso foi a óbito.

Outra situação destacada pela coordenadora, é sobre as famílias que se apropriam da aposentadoria, fazendo dela fonte especifica de renda familiar, deixando o idoso sem ter suas necessidades atendidas. “Os casos não são apenas na classe de baixa renda, afetam a todas”, ressalta Cássia.

O Secretário de Desenvolvimento Social, Márcio Félix, anuncia que a Prefeitura de Ariquemes, por meio do Creas, vai intensificar o trabalho de combate a violência aos idosos, não apenas neste mês, mas durante todo o ano, serão ministradas palestras educativas e preventivas nas escolas com o tema: Respeite o Idoso: Você é a continuação desta historia.

Márcio faz apelo para a população. “Não vamos fechar os olhos para violência contra os idosos, a equipe do Creas esta trabalhando para combater, e você pode ajudar, denunciando. A sua ligação será mantida em sigilo e você não precisa se identificar”

DISQUE DENÚNCIA

As denúncias podem ser feitas no CREAS. O sigilo é garantido.

Atendimento de segunda a Sexta Feira, das 7h30 às 11h30 e das 14 às 17 horas.

Endereço: Setor 2, Avenida Jamari, nº 4615.

Telefone: 3536-8098.

E-mail – semdes@ariquemes.ro.gov.br



ASSISTÊNCIA ESPECIALIZADA

O CREAS, conta com uma equipe multiprofissional – psicólogos, assistentes sociais, pedagogas, educadores e monitores multidiciplinares, funcionando de maneira integrada aos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), Conselho Municipal do Idoso,e demais órgãos de combate à violência.


Fonte: e-mail recebido da SEMDES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário